quarta-feira, 24 de maio de 2006

CHUTEIRAS

A DO REI PELÉ
Estádio de Jalisco, em Guadalaraja, no México. Era um 14 de junho de 1970. Pelé, segundos antes de começar o jogo, com todo mundo já em campo, com a autoridade de quem já era o rei do futebol, pediu um minuto. Abaixou-se, afrouxou os cadarços das chuteiras Puma, número 39, e amarrou novamente os cadarços. As câmeras de televisão, por 30 infindáveis segundos, fecharam suas lentes nos pés do camisa 10. E por 30 infindáveis segundos a marca alemã - PUMA - foi vista por pelo menos 200 milhões de pessoas, ao vivo.

A idéia foi do jornalista espanhol radicado no Rio de Janeiro, Hans Heningsen, de pais alemães e feições nórdicas, apelidado por Nelson Rodrigues de “Marinheiro Sueco”. Heningsen era representante da Puma para a América Latina. Teve uma idéia que, no jargão de hoje seria chamada de “ambush marketing”, o marketing de emboscada. Naquele tempo foi apenas um truque esperto. Pelé assinara com a Puma um contrato de US$ 100 mil por quatro anos, além de US$ 25 mil exclusivos pelo Mundial do México e direito a 5% de royalties nas vendas dos tênis (Heningsen ficava com 10% de tudo o que saía das prateleiras).

O MELHOR DA HISTÓRIA:
Heningsen, hoje com 72 anos, confirma tudo. E conta mais: a chuteira de Pelé não era um Puma, era um Adidas. Com a ajuda do massagista Mário Américo, Pelé pintou o couro de preto, para esconder as três clássicas faixas. Em seu lugar, desenharam a curva branca da Puma. “Levei as chuteiras Puma ao Pelé, na concentração, ele as experimentou mas achou muito apertadas no bico”, diz Heningsen. O jeito foi falsear o par já combalido pelo tempo, por passes e gols, mais de mil deles. Resultado: “Pelé usou uma, fingindo que era a outra”, ri hoje o próprio Heningsen.
* Em tempo: A Copa de 2006 será vista por 34 bilhões de pessoas.


A CHUTEIRA FENÔMENO
A chuteira foi fabricada na Itália. É a Mercurial Vapor III e tem o mesmo peso que uma sapatilha de atletismo (uma fração acima dos 200 gramas). Segundo a Nike, a chuteira não é apenas a mais leve, mas também é o calçado mais rápido já projetado para um jogador de futebol. A Nike removeu os materiais mais pesados, ajustou e projetou componentes que ajudam na velocidade de um jogador.

Na Copa 2006, Ronaldo busca seu terceiro título - foi campeão em 94 e 2002. Além disso, o atacante pode se tornar o maior artilheiro da história da Copas. Ele tem 12 gols contra 14 de Gerd Müller, que ajudou a Alemanha a chegar ao título em 1974.
E a gente sabe: outra Copa Ronaldo não tem não ...


DE OURO PARA O GAUCHO
Nem sempre foi assim.

Mas agora, ouro de 24 quilates foi aplicado à "língua", ao calcanhar e ao logotipo da Nike, enquanto o resto da chuteira do RONALDINHO GAÚCHO é branco. A nova chuteira foi projetada segundo parâmetros sugeridos pelo jogador, que incluiu diferentes motivos relacionados à sua imagem e sua carreira. Por isso, a "língua" dourada apresenta um 'R' bordado de cor prateada na bota direita, numa clara alusão ao cordão que o meia usa, e um número 10 na esquerda. O calcanhar se caracteriza pelas cinco estrelas douradas que aparecem em relevo, uma homenagem aos cinco Mundiais conquistados pelo Brasil. A chuteira também inclui um forro com a palavra "Ronaldinho Gaúcho", impressa com um padrão exclusivo.

Alguém aí achou de mau gosto? Vai ver só o que ela vai fazer na grama da Alemanha ...

1 Comments:

Blogger tássia said...

A chuteira custa R$ 699 [preço sugerido pela Nike]. Mas se Ronaldinho Gaúcho rabiscar... tsc...tsc... sobe pra R$ 2,800 como está anunciado no Mercado Livre. Peça de museu, sabe?

26 maio, 2006  

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