domingo, 9 de julho de 2006

ANÁLISE DE BOTEQUIM

(Escrito por quem não é especialista em futebol, mas adora dar palpite e não desgrudou da TV um único segundo durante a Copa)

by Tássia Novaes

Falta pouco para a cobiçada final da Copa da Alemanha. Aquela que o Brasil ia arrasar em campo e voltar pra casa com um tal de hexacampeonato. Aquela que a Globo investiu milhões para transmitir. Aquela que tinha um quadrado mágico. Aquela que Ronaldinho estava gordo e magro ao mesmo tempo. Aquela que tinha um fenômeno em campo - era tão inédito, tão sobrenatural que ninguém viu de fato. Precisava de vidente? Copa 2006 que só nos fez sofrer. Triste dia 9 de julho. O show não é nosso.

Como meu time deu vexame agora vou de Itália. Já fui de Portugal por Felipão e por Ricardo, mas agora vou de Itália. Justifico: a França tem um time burocrático, metódico. Não merece mais uma estrelinha no peito. Estrela no peito é coisa pra artista, gente que brilha e dá show em campo, equipe que tira o fôlego da torcida e causa inveja até nos adversários. É com esse futebol que somos penta. E foi pensando em exercer esse futebol que seríamos hexa. Não deu.

Aquela defesa em duas linhas com quatro jogadores em cada me dá nos nervos. Aquele joguinho ponderado durante 90min me tira do sério. Aquelas vitórias apertadas com gol chorado de pênalti me fazem dormir. É assim que a França joga. Eles marcam junto sem chegar junto... e funciona. O pior é que funciona.

Os italianos são quentes, vibrantes. Sabe como é... gente do Mediterrâneo. Gente que fala alto, anda em grupo e gosta de comida suculenta. Belos e mafiosos. A justiça italiana aguarda o fim da Copa. O goleiro Buffon pode trocar a qualquer momento as luvas por um par de algemas. É a máfia do apito versão Itália.

Itália tri que joga bonito com a defesa fechadinha e cheios de firulas no ataque. Os franceses jogam com a cabeça. É. Só com a cabeça. Sem charme no pé. Vejam o astro do time, o Zidane: corre pouco mas é preciso feito uma flecha. Já Thierri Henry arranca forte, em disparada, carrega todos os companheiros trintões. E o Ribery...ah, jogador desgraçado! São bons porque cada um faz seu papel comprecisão. Mas, e daí? Futebol matemática? Prefiro as metáforas! Por isso torço pelo show de gols hoje a tarde. Show prometido faz um mês. Show que não vi até hoje. Aposto todas as minhas fichas na Itália. Fora o futebolzinho 1 a 0 que a França apresentou durante toda a Copa. Copa de falsos artistas. Copa que fez milhões de brasileiros comprar novos aparelhos de TV e termina com uma triste conclusão: vai ter que aumentar a trave para a bola entrar, afinal o show tem que continuar.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

e vc não entende de futebol, menina??!?!? vc é doida mesmo! ehehhe
a única coisa errada em vc é que vc é Vitória... eheheh
beijão!

09 julho, 2006  
Blogger tássia said...

Ssssssmack!!! :)

09 julho, 2006  

Postar um comentário

<< Home