domingo, 9 de julho de 2006

QUESTÃO DE NECESSIDADE

Segue o artigo publicado no Lance! escrito por Sérgio Valente, publicitário, presidente da agência DM9DDB e, acima de tudo, BAIANO...

Eu necessito, tu necessitas. Eles necessitam?
Do mundo do futebol o que eu entendo mesmo é de torcida. Sempre me encantou muito mais torcer do que jogar.
Eu era um daqueles gordinhos que ninguém queria no time. Quando me aventurei a jogar na escola, em um jogo decisivo esconderam a camisa do atacante (que era um craque) e pediram a minha emprestada "pelo bem do time". "Pelo bem do time" eu fiquei sem aquela camisa hering branca tingida de vermelha e fui para casa com o rosto tingido de vermelho-vergonha. Deste dia em diante decidi que meu negócio era ficar na torcida.
Sendo assim, não sou o mais indicado para comentar sobre qualidade. Prefiro comentar sobre algo que, como publicitário, entendo um pouco mais: motivação, vontade e necessidade. Sim, necessidade. Porque no fundo eu acredito que é a necessidade que faz alguém querer ganhar alguma coisa na vida. E eu acho que foi na questão da necessidade que o Brasil perdeu essa Copa.
Que me desculpem os especialistas que afirmam ter faltado garra, afinco, tesão, enfim, vontade de vencer aos nossos estelares jogadores.
Como assim? Os caras são os melhores do mundo. Seus salários confirmam isso. As posições que ocupam em seus times confirmam isso.
Faltou vontade? Que nada! Quem não quer subir no palco e gritar sou o melhor do mundo? Os caras queriam. O problema é que eles não precisavam (necessidade, viu?).
Os nossos craques (sim, eles são craques – gordos ou não, velhos ou não) não ganharam porque não precisavam ganhar. Era uma questão de falta de necessidade. Se necessitassem teriam corrido mais do que o fôlego agüentava, teriam arriscado mais, ousado mais, lutado mais (parece música dos Titãs).
O nome do jogo é esse. Necessidade. Quem teve uma necessidade plantada, chegou mais longe, como a Itália, necessitando resgatar a credibilidade de seu futebol. E a França? Quer necessidade maior do que dar um tapa de luva de pelica (ou de boxe mesmo) naquele imbecil racista francês?
É... Necessidade... Ô palavrinha chata que fez falta. Mas no fundo eu entendo e concordo com a peça que o destino nos pregou. O Brasil não necessitava da sexta estrela. Não agora. E a vida nos deu esta lição... O que a gente necessita mesmo é educação de mais qualidade (qualquer francês sabe disso), é de mais emprego (qualquer brasileiro sabe disso), é de menos corrupção e mais políticos comprometidos realmente com o bem comum (que mais saibam disso)... Enfim, faça sua lista e engrosse o caldo dos que necessitam coisas boas para o Brasil.

6 Comments:

Blogger Denis said...

Duvido que nosso amigo baiano publicitário saiba o que é necessidade! Sabe quanto a agência dele fatura líquido por ano? nem queira saber ... (É! Tô meio invocada com esse povo que nunca soube o que é ter dívidas prá pagar, ou não ter "mistura" na mesa, ou sequer pão para dar a um filho e aprendeu o que isso significa estudanto, lendo, discutindo, sentadinho em uma carteira de Harvard, Oxford ou Sorbonne).

09 julho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

"Tô meio invocada com esse povo que nunca soube o que é ter dívidas prá pagar, ou não ter "mistura" na mesa"...

cuidado só antes de achar que as pessoas bem sucedidas não passaram por dificuldades. tem gente que tá bem de vida hoje e que passou por muita necessidade na vida.

09 julho, 2006  
Blogger tássia said...

Sorbonne... meu outro patrão passou por lá.... %&*=!!!%@#&6?!9!!!

09 julho, 2006  
Blogger Denis said...

"Duvido que nosso amigo baiano publicitário saiba o que é necessidade!" Você está certo Bito. Certissimo! mas pelo que sei não é o caso.

09 julho, 2006  
Anonymous Anônimo said...

talvez só saiba parte da história... a vida pra quem vem pra Sampa tentar vencer na raça nunca é facil...

viver no sofá da casa dos outros, sofrer com o frio e almoçar sonho de anteontem é passar necessidade. Não é ser miserável, mas é necessidade.

09 julho, 2006  
Blogger Denis said...

Agora que a taça é da Itália, me diz uma coisa Bito: você faz parte do grupo que aprendeu o que é necessidade "estudanto, lendo, discutindo, sentadinho em uma carteira de Harvard, Oxford ou Sorbonne" e fica posando de bravo lutador? Se faz, tô invocada com vc também. Mas sei que não. Sei que vc sabe a diferença entre necessidade; dificuldade; ter um sofá para dormir e não ter um sofá para dormir; ter um sonho para comer e não ter um sonho para comer; sentir frio e arranjar um casaco pra vestir e sentir frio e não arranjar um casaco pra dormir; e pricipalmente a diferença que é ter opção entre ir... e não ir ...Também sei que vc adora uma polemicazinha. kê... kê... kê ...

09 julho, 2006  

Postar um comentário

<< Home