domingo, 20 de junho de 2010

POR FAVOR! PÁRE AGORA



A coisa tá ficando preta feia. Vieram os tais "estudos" e sei não... sei não...





Vuvuzela pode provocar danos auditivos nos adeptos.
A vuvuzela é uma corneta de plástico que emite sons semelhantes ao de elefantes e outros animais. É ruidosa e faz parte dos hábitos dos adeptos de futebol na África do Sul. São muitos os que adoram a atmosfera única proporcionada pelo som de milhares de vuvuzelas num estádio. Mas também há os que consideram este som irritante e desestabilizador. Agora há mais um dado para juntar ao debate. As vuvuzelas podem causar danos graves na audição dos adeptos, alerta um estudo publicado na edição deste mês do "South African Medical Journal".
"O resultado do estudo demonstra o risco real de perda auditiva", lê-se nas conclusões dos investigadores De Wet Swanepoel (Universidade de Pretória) e James Hall (Universidade da Florida), que já tinham revelado alguns dados preliminares. O estudo incluiu testes auditivos a 11 adeptos antes e depois de um jogo de futebol com 30.000 espectadores, bem como medições do ruído no estádio. Durante duas horas, os adeptos estiveram sujeitos em média a 100 decibéis, algo equivalente a um concerto de música, e houve picos de 144 decibéis, para quem estava a soprar ou muito perto da vuvuzela.

Isto quer dizer que uma vuvuzela pode causar surdez? Sim, no caso-limite de um som prolongado muito perto do ouvido. António Sousa Uva, professor da Escola Nacional de Saúde Pública, explicou que "140 decibéis estão no limiar da dor e causam a morte de células no órgão auditivo", provocando danos que variam consoante a sensibilidade da pessoa.
O estudo agora publicado diz que, após o jogo, foi detectada "uma significativa" redução da sensibilidade auditiva dos 11 adeptos. E alerta que, durante o Mundial deste ano, haverá jogos com 90.000 espectadores e níveis de ruído ainda mais elevados.
O maior perigo, porém, acontecerá se alguém estiver demasiado perto da vuvuzela, já que o ruído do estádio não será muito diferente do que se verifica em concertos de música, diz Sousa Uva: "Eu pessoalmente levaria protectores auriculares."
O Mundial mais ruidoso
A vuvuzela, que pode ter tido origem no chifre de kudu (um antílope) que antigamente era usado na África do Sul para chamar os habitantes das aldeias para as reuniões, tem sido um dos ícones do Mundial deste ano e há até quem a utilize como instrumento musical. Nada como espreitar o YouTube para perceber o tipo de sons que podem sair desta corneta - que exige alguma aprendizagem para que o sopro produza algum som.

Em Junho de 2009, surgiram os primeiros protestos, na Taça das Confederações. Xabi Alonso [na lista dos mais belos da copa] médio da selecção espanhola, chegou mesmo a pedir que fossem proibidas nos estádios e os operadores de televisão queixaram-se que o som destas cornetas atrapalhavam os comentaristas e os telespectadores. A FIFA recusou imediatamente qualquer proibição - " a vuvuzela é parte da cultura africana", disse Joseph Blatter - e a imprensa sul-africana atacou os críticos: "Se não aguentas o calor, não entres na cozinha", escreveu o jornal The Sowetan.
Indiferente aos críticos, o técnico da África do Sul, Carlos Alberto Parreira, já pediu aos adeptos que "soprem as vuzuzelas o mais alto possível" e Danny Jordaan, presidente do comité organizador da prova, garantiu que este será "o Mundial mais ruidoso de todos".


Tudo porque eles nunca ouviram som de Trio Elétrico. Doze horas por dia. Seis dias seguidos.

Marcadores:

1 Comments:

Blogger tássia said...

Tô contigo, Juninho!!!! Frescura da porra, ai ai

21 junho, 2010  

Postar um comentário

<< Home