sábado, 3 de julho de 2010

DESISTO!

Eu já tinha decidido que depois da copa ía parar com blogs. Agora tenho mais certeza ainda. O que eu quero é difícil. Eu sei. Eu quero um espaço, um blog, um site, um jornal, um programa de rádio, ou tudo isso junto, mas que seja do bem. Do bom. Do correto. Do pra cima. Achar patrocinador vai ser uma guerra... porque nossas empresários de comunicação acreditam que boa notícia não é notícia.
Mas olha, não dá pra gente, com nosso humor e jeito baianando de ser, competir com essa turma "da imprensa" que não tem um pingo de ética. Descobri, de tanto que ouvi, que os comentaristas não comentam - fazem editorial e que narrador não narra - torce. Como sempre foi assim, tenho a ligeira desconfiança que o dito super poder da imprensa, essa de hoje sem limites que se acha inatingível, começou com os "cronistas esportivos". Cronistas sim. Como no tempo do meu pai. E fizeram escola.
A gente lê uma coluna hoje e o que se vê é a opinião de quem assina. É menos forte do que ouvir, até porque é mais fácil falar do que ler.
Eu, ao contrário do que afirma Ari, entendo de futebol. Não acompanho, mas entendo. Se você tem mais de 50 sabe que pra quem nasceu santista como eu, viu Coutinho, Pelé, Mengálvio, Didi [meu irmão santista super atento, me corrigiu... Didi não...] Gilmar e Clodoaldo jogarem na Vila, viu o alvinegro praiano ganhar a segunda estrela de ouro sobre o escudo, sabe que eu não tinha como crescer sem me apaixonar por futebol.
Aos poucos fui deixando de acompanhar, mas mesmo aqui na Bahia, várias vezes fui na Fonte Nova ver jogos. Acho lindo demais um campo de futebol lotado! O Maracanã então... é a lenda transformada em vida.
Agora, com esse negócio do blog na Copa e o amor da Carminha pelo Dunga, grudei na Seleção. O resultado é que estou mais destruída com a qualidade da imprensa que vi, li, ouvi, do que com a desclassificação.
Inacreditável ouvir aqueles homens falando. Alguns muitos mais polêmicos do que o jogador que com uma patada botou Elano para fora do gramado. Outros, amargurados, nem tanto pelo que foram mas pelo que poderiam ter sido e nunca serão. Uns outros querendo emergir depois de terem afundado em areia movediça. E muitos exS. Ex isso, ex aquilo, ex aquilo outro...
Tenho muito medo de me transformar numa dessas pessoas amarguradas com tudo e todos, sempre pronta pra dar pedrada no mentiroso ou omisso - coisa que eu faço muito bem - por isso também não quero entrar nessa de falar mal e só mal. Falar mal é fácil, já dizia Paulo Francis.
Claro que a mairoria dos 1000 jornalistas brasileiros que estão em África eu nunca nem ouvi falar, e poderiam ter ficado calados de mãos amarradas que não teriam feito a menor falta. Aliás, alguns muito conhecidos também poderiam ter ficado calados e amarrados.
Bom, assim como tenho certeza de que vou morrer sem ouvir o Maracanã inteiro gritar o meu nome - DEEEEEEEEE - NIIIZZZZZZZZ - tenho certeza de que imprensa não se faz de gente que vive na base do "não disse!!!" ou do "porque ele?"...

A verdade, que não gosto de admitir, é que me assustei. Quase não vejo TV aberta, menos ainda noticiário. Não sabia que a "imprensa" poderia ser assim. Ingênua e burra eu. Tassita mesmo cantou essa bola aqui lá no comecinho da copa citando o que Armando Nogueira já dizia sobre imprensa esportiva.
Ah bom, então há salvação! É a "imprensa esportiva". Ui! Que bom!
Mas mesmo assim penso que o Baianando nunca vai participar de uma coletiva em Copa do Mundo. Só se Tassita for de fotógrafa e a Pró de repórter.

Marcadores: , ,

5 Comments:

Blogger Dorotéia said...

Desista não! E onde diabos a gente vai se encontrar?
Muita gente vai ficar triste!

03 julho, 2010  
Blogger tássia said...

Se vc desisitr, eu me jogo da ponte do rio Paraguaçu. Quem fazer a editora de imagens?

03 julho, 2010  
Blogger Ari said...

E eu?... tomo uma over dose de interferon e pronto!

03 julho, 2010  
Blogger tássia said...

seo ari, interferonados tava foi o time inteiro naquele second time fatídico contra Schjneider. Sim, pq a holanda é time de um homem só. E ainda por cima nanico. Só mesmo a argentina de maradona pra nos alegrar

04 julho, 2010  
Blogger Ari said...

UAUAUAUAUAUA!!! Da série Os Melhoires Lances da Copa: O nome do filme é: "Um Dunga,11 Sonecas e 190 milhões de Zangados"
UAUAUAUAUAUA!!!

04 julho, 2010  

Postar um comentário

<< Home