MICHAEL JACKSON E O BRASIL
Os números também não batem na altura do atleta. Na lista da Fifa, Ronaldinho tem 1,78 m. Detalhe 2: no site oficial do Barcelona marca 1,81 m.
Ronaldo nem se fala. O peso dele rende muito tititi. Ontem foram divulgados 82 kg. Mas todo mundo diz por aí que o Fenômeno está gordo. Até o Parreira andou se atrapalhando. Primeiro disse que Ronaldo estava no quilo certo. Depois disse que não estava 100% em forma. Detalhe 3: em 2002, quando se consagrou artilheiro com oito gols, Ronaldo pesava 77 kg.
Diante de tantos burburinhos desencontrados, o preparador físico da seleção, Moracy Sant'anna, teve que se pronunciar. Foi aí que embolou tudo de vez.
O álbum oficial da Copa da Alemanha é um sucesso. Figurinhas só podem ser compradas às quintas-feiras. É. Só quinta-feira. Nem adianta ir outro dia na banca, porque não vai encontrar. Quinta é o dia que a editora distribui os milhares de pacotinhos em Salvador. 24 horas depois não resta mais nada. Os guris já investiram toda a mesada e os marmanjos já gastaram uma fração do salário com o souvenir.
Os escudos das seleções são prateados. Tem gente que só troca um escudo por três figurinhas simples. Em São Paulo tem clube de troca-troca. Faz até fila. A avó do primo do meu amigo de infância tem o álbum. A irmã do meu amigo também. Xando P. (fotógrafo dos bons) também tem o álbum. O motorista do jornal idem. E o programador que até outro dia colecionava só as figurinhas, agora quer comprar o álbum também. Até o Ricardo Mendes (um dos bambambans do Grupo A TARDE) disse que ia comprar pra filha. Eu (A Pessoa aqui) tenho o meu faz duas semanas. É sucesso ou não é?
E as seleções nem estão escaladas corretamente. No Brasil tem Renato, Roque Júnior e Julio Baptista. Vexame! Eles nem passaram pela peneira. A editora precisava imprimir o álbum e Parreira só liberou a escalação oficial no último minuto. Deu nisso. “O cara que adivinhasse que Gilberto ia ser convocado é vidente e não fazedor de álbum”, justifica um amigo-repórter de esportes. Tá, tudo bem. A culpa é do Parreira. Mas a foto da seleção da Inglaterra é uma fraude. Sério! Não passa de montagem. Pode reparar... tá meio armengada, inclusive.
Tem outro defeito... sabe o meia Michael Ballack? Aquele que foi considerado o melhor jogador da Alemanha? Pois então, no álbum diz que ele joga no Bayern, mas na verdade o rapaz pulou pro Chelsea. Contrato milionário de três anos.
Okay, tudo isso é aceitável.
A idéia foi do jornalista espanhol radicado no Rio de Janeiro, Hans Heningsen, de pais alemães e feições nórdicas, apelidado por Nelson Rodrigues de “Marinheiro Sueco”. Heningsen era representante da Puma para a América Latina. Teve uma idéia que, no jargão de hoje seria chamada de “ambush marketing”, o marketing de emboscada. Naquele tempo foi apenas um truque esperto. Pelé assinara com a Puma um contrato de US$ 100 mil por quatro anos, além de US$ 25 mil exclusivos pelo Mundial do México e direito a 5% de royalties nas vendas dos tênis (Heningsen ficava com 10% de tudo o que saía das prateleiras). O MELHOR DA HISTÓRIA: Na Copa 2006, Ronaldo busca seu terceiro título - foi campeão em 94 e 2002. Além disso, o atacante pode se tornar o maior artilheiro da história da Copas. Ele tem 12 gols contra 14 de Gerd Müller, que ajudou a Alemanha a chegar ao título em 1974. Mas agora, ouro de 24 quilates foi aplicado à "língua", ao calcanhar e ao logotipo da Nike, enquanto o resto da chuteira do RONALDINHO GAÚCHO é branco. A nova chuteira foi projetada segundo parâmetros sugeridos pelo jogador, que incluiu diferentes motivos relacionados à sua imagem e sua carreira. Por isso, a "língua" dourada apresenta um 'R' bordado de cor prateada na bota direita, numa clara alusão ao cordão que o meia usa, e um número 10 na esquerda. O calcanhar se caracteriza pelas cinco estrelas douradas que aparecem em relevo, uma homenagem aos cinco Mundiais conquistados pelo Brasil. A chuteira também inclui um forro com a palavra "Ronaldinho Gaúcho", impressa com um padrão exclusivo. Alguém aí achou de mau gosto? Vai ver só o que ela vai fazer na grama da Alemanha ...
Estádio de Jalisco, em Guadalaraja, no México. Era um 14 de junho de 1970. Pelé, segundos antes de começar o jogo, com todo mundo já em campo, com a autoridade de quem já era o rei do futebol, pediu um minuto. Abaixou-se, afrouxou os cadarços das chuteiras Puma, número 39, e amarrou novamente os cadarços. As câmeras de televisão, por 30 infindáveis segundos, fecharam suas lentes nos pés do camisa 10. E por 30 infindáveis segundos a marca alemã - PUMA - foi vista por pelo menos 200 milhões de pessoas, ao vivo.
Heningsen, hoje com 72 anos, confirma tudo. E conta mais: a chuteira de Pelé não era um Puma, era um Adidas. Com a ajuda do massagista Mário Américo, Pelé pintou o couro de preto, para esconder as três clássicas faixas. Em seu lugar, desenharam a curva branca da Puma. “Levei as chuteiras Puma ao Pelé, na concentração, ele as experimentou mas achou muito apertadas no bico”, diz Heningsen. O jeito foi falsear o par já combalido pelo tempo, por passes e gols, mais de mil deles. Resultado: “Pelé usou uma, fingindo que era a outra”, ri hoje o próprio Heningsen.
* Em tempo: A Copa de 2006 será vista por 34 bilhões de pessoas.
A CHUTEIRA FENÔMENO
A chuteira foi fabricada na Itália. É a Mercurial Vapor III e tem o mesmo peso que uma sapatilha de atletismo (uma fração acima dos 200 gramas). Segundo a Nike, a chuteira não é apenas a mais leve, mas também é o calçado mais rápido já projetado para um jogador de futebol. A Nike removeu os materiais mais pesados, ajustou e projetou componentes que ajudam na velocidade de um jogador.
E a gente sabe: outra Copa Ronaldo não tem não ...
DE OURO PARA O GAUCHO
14:05 Chegada em Zurique
15:00 Almoço
19:00 Jantar - Park Hotel Weggis
20:00 Reunião - Park Hotel Weggis
23:00 Lanche - Park Hotel Weggis
23:30 Recolher - Park Hotel Weggis
A Argentina ganhou sua última Copa em 1986. Antes disso, só em 1978. Somando, temos: 1978 + 1986 = 3964.
A Alemanha ganhou sua última Copa em 1990. Antes disso, só em 1974. Somando, temos: 1990 + 1974 = 3964.
Seguindo esta lógica, poderíamos ter adivinhado o campeão da Copa do Mundo de 2002, pois este deveria ser o vencedor da Copa de 1962 (pois 3964-2002 = 1962). E o ganhador dela em 1962 foi o Brasil.
E quem vencerá a Copa do Mundo de 2006?
Resposta: 3964-2006 = 1958
E quem ganhou em 1958? O Brasil!
- Quatro anos depois de Arnaldo César Coelho arbitrar a final da Copa da Espanha, Romualdo Arpi Filho representou novamente o Brasil na finalíssima, partida que deu o segundo título à Argentina de Maradona (na foto, Maradona comemora de cara para Romualdo, o apito final da partida).
Zé Maria (José Maria Rodrigues Alves)
Posição: Lateral-direito Nascimento: 18/05/1949 Jogos pela seleção: 65 (17 não-oficiais) Gol pela seleção: 0 Clubes: Lusa e Corinthians Títulos: Campeão paulista em 1977, 79, 82 e 83, pelo Corinthians. O Super Zé , nascido na cidade de Botucatu, interior de São Paulo (18/05/1949) participou de duas Copas do Mundo. A primeira foi em 1970, quando da camanha pelo Tri-campeonato, no México. Depois, em 1974, na Alemanha, ambas sob o comando de Zagallo. A primeira vez que Zé Maria recebeu uma convocação para a Seleção Brasileira foi em 1967 quando o treinador era Aimoré Moreira. Em 68 foi novamente chamado para amistosos e em 69, já sob o comando do ex-jornalista João Saldanha participou do grupo que disputou as Eliminatórias para a Copa do México. "Quando o Saldanha definiu o grupo que disputaria as Eliminatórias foi logo dizendo quem era titular e quem seria reserva. Na minha posição havia o Carlos Alberto Torres, um dos maiores laterais que vi jogar. Mas não me acomodei, pois tinha a esperança de poder jogar. Depois com a saída do Saldanha e a chegada do Zagallo, poucas mudanças foram feitas".
CESAR MALUCO
Posição: Atacante Nascimento: 17/05/1945 Copa: 1974 Jogos pela seleção: 11 (3 não-oficiais) Gol pela seleção: 1 (1 não-oficial) Clubes: Flamengo, Palmeiras, Santos, Corinthians e Fluminense Títulos: Campeão paulista em 1966, 72 e 74, Torneio Roberto Gomes Pedrosa em 67 e 69, brasileiro em 72 e 73, pelo Palmeiras. (No final de 66, com apenas 21 anos, César chegava por empréstimo ao Palestra Itália - envolvido na negociação de Ademar Pantera com o rubro-negro carioca - para fazer parte da famosa Academia comandada pelo técnico Aymoré Moreira. Aymoré foi técnico do Galícia, do Bahia e do Vitória e morreu em Salvador em julho de 1998).
NILTON SANTOS