sexta-feira, 30 de junho de 2006

E VOLTA O FUTEBOL... FUTEBOL???

Depois de dois dias sem ver a bola rolar, já estava com síndrome de abstinência de futebol... só que no primeiro jogo das quartas-de-final, entre Argentina e Alemanha, os jogadores entraram em campo, o juiz tava lá também, a torcida gritou loucamente... mas o futebol... nada! e as perspectivas não são das melhores no jogo entre Ucrânia x Itália...

quinta-feira, 29 de junho de 2006

da série: BUSSUNDA VIVE!

jornalistas estrangeiros verbalizando nomes da seleção brasileira

1- Did are
2 -
Car full
3 -
Look see you
4 -
Who one
5 -
When mear son
6 -
Who bear to Car loss
7 -
Add dream an no
8 -
Car car
9 -
Who now do ( Few now mem no )
10 -
Who now dream you Gay you show
11 - Zero bear to
12 -
Who jerry Scene
13 -
See seen you
14 -
Crisis
15 -
l owis on
16 - G you bear to
17 - June in you
18 - Mean arrow
19 - G you bear to Silver
20 -
Rich are dream you
21 -
Fried
22 - July Seissor

Who bean You Coach : Car loss All beer to Pair here a

quarta-feira, 28 de junho de 2006

TRADIÇÃO, EQUILÍBRIO E ZEBRAS

É... não quero me gabar, mas to com uma vontade de saltar um "EU JÁ SABIA"... ehhehe.... mas ainda é cedo. Por enquanto, sigo com minhas pouco profundas análises na madrugada.

Então vejamos:

1- Tradição - Dos 7 países que já conquistaram a Copa do Mundo, 6 conseguiram vaga na Alemanha em 2006. Só o Uruguai de fora e todos os outros permanecem na competição, agora nas quartas-de-final. Alemanha, Argentina, Itália, Inglaterra, França e Brasil. Nas semi, pelo menos dois desses com certeza vão estar, já que Alemanha joga contra a Argentina e o Brasil pega a França. Vamos ver! Tomara que as semi-finais fiquem conforme eu previ: Argentina x Itália e Brasil x Portugal. É a minha aposta... sábado vamos ver!

2- Equilíbrio - As Seleções começam a Copa dividas em grupos... do A ao H, quatro em cada um, e uma Seleção cabeça-de-chave para cada um também. O equilíbrio é que, entre os oito times que sobraram, cada um era de um grupo. Do grupo A, a Alemanha. Do grupo B, a Inglaterra e do grupo C, Argentina. Do grupo D tem Portugal, do grupo E tem a Itália e do F o Brasil. Do grupo G ficou a França e do H, finalmente a Ucrania. Destes todos, so Portugal e Ucrania não foram cabeças-de-chave em seus grupos.

3- Zebras - Continuamos sem zebras. Nem a Ucrania pode ser considerada zebra, já que veio do grupo da Espanha (fraco!). Mesmo assim, acho pouco provável que os ucranianos passem da Itália. Se eu já estava ansioso com a Copa, imagina agora que só tem clássico! Na moral... acho que torcer pelos mais fracos é natural (eu também faço isso!) mas só de lembrar que Turquia e Coréia foram 3 e 4 lugares na última Copa eu já sinto um calafrio.... ehehhe

observação importante: TORÇO PELOS ARGENTINOS. PARA MIM, A FINAL HISTÓRICA SERÁ ENTRE BRASIL E ARGENTINA.... O MUNDO VAI PARAR!!!!!!!

terça-feira, 27 de junho de 2006

ENCONTRO MARCADO

DIRETO DE SALVADOR


Rio Vermelho


Rio Vermelho


Curuzu

Rio Vermelho


Senzala do Barro Preto

Rio Vermelho

Tássia Novaes

segunda-feira, 26 de junho de 2006

BRASIL X GANA - BOLÃO


A Patroa - Brasil 1 X 2 Gana
Daniel - Brasil 1 x 0 Gana - gol de Kaká
Luiz Nicéas - Brasil 1 x 0 Gana (Juninho Pernambucano)
Tássia Novaes - Brasil 1 x 1 Gana. Daí vai pros pênaltis e o Brasil ganha!!!Gol de Kaká aos 29' do 2º tempo!
Clara Lepikson - Brasil 2 x 0 Brasil (gols de Ronaldinho Fenômeno(os dois!), isso se Juninho Pernambucano não jogar. Se ele jogar, um dele e um de Ronaldo Fênomeno!
Denis Rivera - Brasil 2 X 1 Gana (Ronaldo, Ronaldinho)
Carmem Santiago - Brasil 3 X 0 Gana (Kaká, Ronaldo e Ronaldo)
Bito - Brasil 3 x 0 Gana (gols de Ronaldo, Adriano e Zé Roberto)
Junior, o estagiário - Brasil 3 X 1 Gana (Ronaldo, Kaká e Ronaldinho)
Márcia Villermor - Brasil 3 X 2 Gana (Kaká, Ronaldinho e Ronaldo)
Rosana Zucolo - Brasil 3 X 2 Gana (Ronaldo, Cafu e Ronaldinho)



ISSO É FELIPÃO, AMIGO!

Não é todo mundo que reconhece em Felipão a mais pura e encarnada vontade de vencer. Agora treinador da seleção de Portugal, Felipão não mede esforços para fazer do seu time uma máquina de garra.

Eles podem não ser muito bons, ou muito inteligentes (veja a expulsão de Costinha no jogo contra a Holanda), mas não se pode dizer que eles não entenderam que o negócio mesmo é lutar.
Felipão canta o hino de Portugal... quando diz "às armas, às armas...", ele convoca cada torcedor e cada atleta portugues a uma marcha pela superação dos tabus e dos limites.

Na vitória sofrida (haaaaaaaaaaja coração!) sobre a Holanda, com um jogador a menos, Felipão chega a sua 11a vitória consecutiva em Copas do Mundo (7 pelo Brasil e 4 por Portugal) e a seleção portuguesa iguala a marca de 1966, quando chegou às quartas-de-final, com um time que tinha o lendário Eusébio.

Mas o mais admirável em Felipão é a verdade e a coerência. Parreira é teimoso, coerente mesmo é Felipão. Decidiu sair do comando do Brasil após a vitória em 2002 dizendo: "fui contratado para trazer o Brasil para a Copa e ser pentacampeão. Isso foi feito". Negou uma proposta da Inglaterra, que o queria como técnico depois do Mundial da Alemanha, dizendo: "não posso ter um contrato assinado com os ingleses e pedir para os jogadores de Portugal morrerem em campo"...

E ele é mesmo assim.... na lata... direto... algumas vezes um pouco rude, mas uma rudeza pura e admirável...

Isso é Felipão, amigo!

domingo, 25 de junho de 2006

TEM ALGUÉM EM CASA?


quinta-feira, 22 de junho de 2006

RESULTADO DO BOLÃO

THE PIZZA GOES TO...

DENIS RIVERA

TRATAMENTO INTENSIVO

Hospital Santo Antônio. Hoje, pouco antes da bola rolar.

FÃ DO GORDITO

Em homenagem ao gol de cabeça contra o Japão. De cabeça!!! El Gordito não emplacava de cabeça desde 97 (com a camisa da seleção).
Hoje, na Rodoviária. Às 15h15.
P.s.: Tássia não é fã de Ronaldo. Prefere Kaká.

EU JÁ SABIA


fotinha da AFP

Não fui o único a colocar adesivo no carro com a frase: "Eu acredito em Ronaldos". Muita gente fez isso.
Mas aqui no Baianando eu cansei de dizer que Ronaldo ia mostrar o seu valor. Pode estar gordo (como está), mas é incomparável. Maior artilheiro da história das Copas com 14 gols, ao lado de Gerd Müller, Ronaldo não superou apenas Pelé... ele superou toda a pressão (mais uma vez!) e descrédito.
Ainda tem muito o que fazer, muito pra melhorar, mas já mostrou que não se pode duvidar dele.
Por isso tudo, eu continuo dizendo:

EU ACREDITO EM RONALDOS!!!!!

CHUTEIRA NOVA

quarta-feira, 21 de junho de 2006

BRASIL X JAPÃO - BOLÃO


A Patroa - BRASIL 1X1 JAPÃO(Káká)
Leila - BRASIL 2x0 JAPÃO (Juninho e Kaká)
Bito - BRASIL 2X1 JAPÃO Ronaldo (eu insisto! eheh) e Kaká)
Junior, o estagiário - BRASIL 3X1 JAPÃO (Ronaldinho; Robinho e Kaká)
José Ari - BRASIL 4X0 JAPÃO(Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano ...)
Denis Rivera - BRASIL 4X1JAPÃO (Ronaldinho, Kaká, Ronaldinho e Robinho)

HEXACAMPEÃO

Nem parece que o Brasil vai jogar outra partida na Copa do Mundo. Mudou o Brasil ou mudamos nós?

A TAÇA E O CAPITÃO [4]

DUNGA
1990
O futebol brasileiro ainda não se refizera das decepções de 1982 e 1986, principalmente a primeira das duas (na verdade, jamais se recuperaria de todo, mesmo considerando as vitórias de 1994 e 2002). Prevalecia entre os nossos técnicos — Telê Santana à parte — a idéia de que jogar bem, bonito, criativamente, segundo o figurino do melhor futebol brasileiro, não ganha Copa do Mundo. Foi o que resultou naquilo que se chamou de Era Dunga.

A era do futebol competitivo, compactado, de marcação rigorosa mais do que de criação, de não deixar jogar em vez de simplesmente jogar, de sangue, suor e briga pela vitória em cada palmo de campo. O rótulo foi injusto com o jogador que lhe emprestou o nome. De todos os convocados por Lazaroni, era quem tinha mais espírito de liderança (embora o capitão fosse Ricardo Gomes) e quem, além de tudo, sabia jogar com aplicação, inteligência e disciplina tática. Dunga não merecia dar seu nome a um período cujo ponto de partida foi o fracasso brasileiro numa das mais pobres Copas do Mundo da história (eliminação para a Argentina nas oitavas-de-final, depois de três vitórias apertadas na primeira fase). Lazaroni merecia mais que Dunga. Foi ele um dos maiores defensores da “modernização do futebol brasileiro”, entendendo como tal a adoção de um estilo de jogo “para ganhar”, a qualquer preço, um título do qual há 20 anos o Brasil não via a cor. Resultado: não modernizou nada, não venceu e ainda por cima deixou o legado de uma era de equívocos. Sim, porque a idéia de que jogar bem não ganha Copa vingaria. Dunga, passaria quatro anos lutando contra o estigma de ter rotulado uma época tão ruim.
1994
Dunga
diz: "Quando você entra em campo, não passa absolutamente nada. Dá um vazio mental. Dá um frio horrível na barriga. Não chega a ser um medo, mas uma adrenalina que te leva para frente ou para trás. Você está vivendo o momento que mais desejou na vida. Não tem cansaço, não tem lágrima, não tem dor, não tem nada". No dia 17 de julho de 1994, com a emoção extravazando, a taça nas mãos, Dunga gritava que o Brasil era novamente o melhor o futebol do mundo.

"Aquele foi um momento e uma Seleção especiais. Jogadores, comissão técnica, dirigentes, havia um grupo que se fechou em busca de um objetivo. Sabíamos que poderíamos ser tetracampeões do mundo e conseguimos. Em 1990, precisavam de um culpado. Eu fui o escolhido. Foi isso o que aconteceu". Diz Dunga hoje.
Carlos Alberto Parreira armou um esquema tático em que a prioridade na marcação tornou o time difícil de ser derrotado. Isso, aliado, à qualidade técnica no ataque, a deixava muito perto das vitórias. Foi com essa filosofia que o Brasil conquistou o tetracampeonato com um futebol que até hoje alguns teimam em diminuir.

Comentários meus:
1. arquivei este texto antes da Copa começar, e hoje, relendo, me deu um frio na barriga ... Parreira ... jogo feio ... ó céus ... que pelo menos o final seja igual.
2. Uns dois ou três meses depois da Copa de 94, eu decidi falar com o Dunga. Pego o telefone e ligo informações Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Digo o sobrenome "Bledorn Verri". A telefonista ri e logo me diz: A senhora quer falar com o Dunga? É. Quero. Ah! é IJUÍ ... e me deu um monte de telefones. Agradeço e ela diz: A senhora vai falar com o Dunga? (?) Eu respondo: Vou tentar ... E ela: Se a Senhora falar com ele, por favor, fala que a gente está muito feliz por ele. Com muito orgulho por tudo que ele fez. A senhora pode falar? ... Se fosse na Bahia era capaz de ninguém notar, com essa tal folclorização do baiano. Mas gaúcho? Profissional? Foi a melhor declaração de amor que eu já ouvi de alguém para alguém. Falei com um tio dele. Com o mesmo sobrenome. Gente boa, simpaticissimo. Conversou comigo como se eu fosse amiga de infância do capitão. Isso porque eu disse que era "uma fã" e que queria só dar parabéns ao Dunga... O tio me garantiu que daria o recado. Antes de desligar, passei também o recado da telefonista gaúcha inesquecível em seu carinho pelo Dunga. O tio? Gargalhava ... Tiete abestalhado do sobrinho, o ijuiense mais famoso do mundo.
3. Em 94, o Capiãto Dunga pega a Taça. Levanta lá no alto, e com as câmeras do mundo inteiro em big close nele, ele grita, numa explosão de raiva e de prazer: " ESSA PÔRRA É NOSSA ... " O Galvão Bueno não traduziu, como fez em 2002 com Cafu dizendo Regina eu te amo! Não sei porque ... No mais, não existe foto na Net do Capitão Dunga beijando a taça do Tetra.
O FUTEBOL DO BEM: Nesta copa, acontece pela primeira vez, uma Campanha Beneficente Oficial da FIFA. O objetivo é arrecadar recursos para a implantação de seis novas Aldeias Infantis pelo mundo, sendo uma delas em Igarassu, no Estado de Pernambuco, cuidada por Juninho Pernambucano. Dunga entra nesse time e também é, agora, Embaixador Das Aldeias Infantis SOS Brasil. As Aldeias têm como missão criar famílias para crianças necessitadas e participar do desenvolvimento de suas comunidades. Cada Aldeia é um condomínio formado por 10 a 15 casas-lares, onde moram famílias com até 9 crianças com idades diferentes, que convivem sob os cuidados de uma mãe social, profissional regulamentada por lei que, além de administrar o lar, cuida, educa e cria uma relação de afeto com cada criança a ela confiada. Dunga também administra uma fundação.

SEM ZEBRAS

Chegamos na metade da última rodada desta fase de classificação. E o que vemos? Nenhuma zebra. Sim... porque quem considerou o Equador uma zebra realmente não viu os jogos das Eliminatórias Sulamericanas.

CLassificados Alemanha, Equador, Inglaterra, Suécia, Portugal, Holanda, Argentina, Brasil e Espanha, restam 7 vagas e apenas 2 grandes podem ficar de fora. Itália, tricampeã, e França, campeã, jogam amanhã e sexta-feira, respectivamente, para confirmar a passagem de todas as seleções com títulos mundiais nas oitavas-de-final.

O que é estranho nisso tudo?! Duas coisas. A primeira é que há muito tempo, não sei dizer agora quanto tempo exatamente, mas vou pesquisar, não há uma Copa sem surpresas... pelo menos de 94 para cá, há sempre um ex-campeão caindo pelas tabelas e fazendo feio demais.

A outra coisa é que, pra quem é baiano, e acompanha o futebol da nossa terrinha, um campeonato sem zebra não é campeonato... Há sempre um Ipitanga, um Colo-Colo, um Juazeiro ou um Poções que desbanca Bahia ou Vitória e chega na final. Este ano, o time de Ilhéus rompeu a barreira do vice para o interior e foi campeão...

A única coisa boa nessa história de não ter zebra na Copa é que torço cada dia mais com uma final entre Argentina e Brasil. O nosso caminho é mais fácil que o deles. É só jogarmos bola!
(BITO)

O RETRATO

A Patroa manda um recadinho aos colaboradores deste blog.

Abre aspas.
Este espaço é "a mais completa tradução" do entusiasmo do torcedor baiano diante da Copa, com sobe som de Ricardo Chaves:
Acabô-ô-ô-ô, ô-ô-ô... A-ca-bô!

Fecha aspas.

terça-feira, 20 de junho de 2006

PIADA DA HORA

O Zico liga para o Parreira:
- “Ô Parreira, o Brasil já está classificado, você sabe, eu preciso muito desse resultado, sou brasileiro também ... Você não quer me ajudar?”.
Parreira:
- “Bom... Tá! Vou te ajudar. Vou escalar o time reserva”.
- “NÃO, Parreira, NÃO! Os titulares! Escala só os titulares!!”.

pra ver se a gente se anima um pouco, porque a segunda ...
foi o próprio Day After.

segunda-feira, 19 de junho de 2006

POBRE ZAGALLO ...

pescado da Tribuna da Bahia
um pedaço da coluna de Jolivaldo Freitas


"Quem está mesmo precisando de um plano de saúde é Zagallo. O homem não tem mais idade para sofrer vendo a seleção jogar. É uma sacanagem levar o velho para a beira do gramado se pegando com Santo Antônio. Se ele enfartar não tem santo que dê jeito.
Ele tinha que estar em casa, com os parentes, tomando Válium com Pepsi, pois esta patrocina a seleção e ouvindo o resultado na Vivo, que também patrocina a seleção ou passando e-mail para Parreira pela Uol, outro patrocinador; e tomando cuidado de não usar a chuteira Mercury III, que derrubou Ronalducho, o Pé-de-pau; fez Figo se queixar e obrigou um jogador do Togo a tirá-la do pé no meio do jogo. Tô invocado com a Nike".

COISA NOVA!

Aqui do lado agora tem ENQUETE (êita palavrinha esquisita). Eu achei na Net e como é de grátis, botei. Pode votar mais de uma vez com o mesmo IP, mas o sistema espera alguns minutos para aceitar o segundo voto. Vamos ficar sabendo como está o ânimo, o otimismo, a fé, a confiança, a torcida ou a falta de tudo isso, com os nossos 19 leitores. Tá valendo.
(A Patroa autorizou)

BRASIL X JAPÃO

... e porque a fila anda,
aí Kleyzer e todo mundo,
o BolãoBaianando 3 está aberto!
Façam suas apostas!

domingo, 18 de junho de 2006

SE A BOLA É REDONDA...

se o carrossel holandes fez sucesso...
se vivemos num globo...
se a pizza forma uma circunferência...
e se a barriga do Fenômeno é projetada para o horizonte...
porque Parreira insiste com um QUADRADO????
(BITO)

O HERÓI DA HORA

OPS ...

Foi o que deu prá encontrar (até agora - o-bó-vi-o -) no GOOGLE...

PRONTO! Do dia! Site da FIFA (aliás ... prá quem gosta de imagem, é de perder o fôlego)

MEIA ANÁLISE

Na metade do jogo, faço uma meia análise de um jogo mais ou menos...

o mais irritante é ver o Gaúcho jogar o que está jogando. Meio futebol. E o Adriano, meio perdido, meio escondido...

Kaká, no meio, é quem consegue achar um meio de dar velocidade ao time.

Roberto Carlos errou metade das coberturas e botes nas investidas do quase perigoso time australiano.

Ronaldo, meio gordo, teve três chances, deu passe para outras duas mas nenhuma dentro do gol... passaram meio do lado.

Entre 0 e 10, o Brasil tá jogando 5... a metade... vamos torcer... vai melhorar!

PRÁ COMPLETAR

vou responder aqui ao Júnior... em nenhum momento disse que o Brasil está melhor agora do que no primeiro jogo... eu esqueci do primeiro jogo. Contra a Austrália é que tava essa festa pela metade. Não sei dizer se é bom ou ruim... é metade! Talvez seja ruim mesmo... "seja frio ou seja quente, mas não seja morno que te vomito"... algo desse tipo.

E para coroar a minha meia análise, o Brasil ganhou de 2x0... metade do placar que eu apostei no Bolão... imagina se tivessem jogado por inteiro?!?! EU GANHARIA A PIZZA! hehehe

BOLÃO BRASIL X AUSTRÁLIA

THE PIZZA GOES TO ...


Márcia Villermor
(É a Doutora loura louca amiga da Carminha)

A Patroa - 0 BRA x AUS 1 (qualquer um)
Carminha - 1 BRA X AUS 0 (Ronaldo meu ídolo)
Márcia Villermor - 2 BRA X AUS 0 (Ronaldo e Adriano)
Rose Vitaly - 2 BRA X AUS 1 (Kaká e Adriano)
Denis Rivera - 2 BRA X AUS 1 (Kaká e Ronaldinho Gaúcho)
Carol Campos - 3 BRA X AUS 0 (Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Adriano)
Gusmão - 3 BRA x AUS 0 (Kaká, Ronaldo e Adriano)
Regina de Sá - 3 BRA X AUS 1
Aberto (Zézinho) - 3 BRA X AUS 1 (Ronaldo, Adriano, Kaka)
Junior - 3 BRA X AUS 2 (Kaká, Ronaldo Gordo e Ronaldinho)
Bito - 4 BRA X AUS 0 (Kaká, Ronaldo, Juninho Pernambucano e Juan)
Suely Temporal - 4 BRA X AUS 0 (Kaká 2, Cafu e Robinho)
Diego Soledade - 4 BRA x 1 AUS
Tássia - 4 BRA x 2 AUS (Gordito, Gaúcho [2] e Adriano)
Juliana Coelho - 5 BRA X 0 AUS (Kaká, Ronaldinho, Adriano (2), Robinho)
___________________________________________

O MELHOR DO QUE EU LI POR AÍ ...

"Ronaldo devia entrar em campo hoje e matar! Fazer uns três ou quatro gols e na hora da comemoração, tirava a camisa: por baixo ele estaria usando a camisa do BUSSUNDA - aquela que diz FOFÔMENO ..."
[Essa é mais ou menos a idéia da sugestão que o correspondente Zé Gonzalez deu. Ele é muito bom !!!]

FUSSBAL, MÄNNER UND BIER

(Em português: futebol, homem e cerveja. Combinação relativamente agradável)

Considero futebol um jogo democrático. Vale pelada, baba na praia, no campo de barro, na quadra do prédio do amigo, golzinho, campeonato universitário, divisão de base, campeonato brasileiro, 3ª divisão, Libertadores... o cobiçado futebol europeu. Quem não tem habilidade com os pés pode ir de mão com o totó, futebol de botão ou playstation com o joguinho Winning Eleven. Se a pessoa não consegue interagir mesmo diante dessas alternativas, pode simplesmente apreciar.

Quando penso em futebol reparo quase que obrigatoriamente alguns detalhes peculiares do ser masculino. Na partida de futebol é preciso correr feito homem, gritar feito homem, chutar pro alto feito homem, matar no peito feito homem, agüentar dor feito homem, chegar junto feito homem, driblar a marcação feito homem e, é claro, a melhor parte: furar a defesa e finalizar feito homem. Gol!

Aliás, quando penso beeeeem em futebol uma conclusão é inevitável: talvez mais nada no mundo consiga concentrar 11 homens tão distintos em torno de um objeto de desejo. Diria até que é um caso único. Nada mais, ninguém mais, nem nenhuma bunda conseguiria colocar 11 marmanjos contra outros 11 marmanjos durante tanto tempo. Poderia até funcionar uma vez, duas, três. Mas dificilmente esse ato seria repetido por tantas décadas com tanto entusiasmo como ocorre no futebol. E pensar que o estímulo é um troço pequeno, redondinho. Os homens se juntam porque são apaixonados por ela: a bola. Sorte da Carminha!

Quando assisto futebol peço cerveja. Não sei se é culpa da mídia, mas sem cerveja é difícil engolir. Digo isso porque futebol visto como coisa séria não tem graça. Assuntos sérios causam desgaste e a graça do futebol é justamente passar o tempo sem desgaste. Sem cerveja lembro que a máfia do apito alterou o placar. Sem cerveja lembro que um único jogador possui vários zeros no lado direito da conta. Sem cerveja lembro que o Vitória é uma merda. Lembro também que Raudinei fez aquele maldito gol. Sem cerveja tenho vontade de matar argentinos e decaptar corinthianos. Sem cerveja considero o Ronaldo um idiota e o Brasil uma república de bananas. Ainda corro risco de voltar estressada para casa caso a porra do time perca. Não, de bico seco não dá. Me recuso. Adoro futebol e assumo minha paixão pelos homens mesmo quando sou seduzida por jogos fracos. Só não dispenso uma cerveja gelada pra refrescar os ânimos em noites de zero a zero.

by TÁSSIA Novaes, na zaga, querendo ser artilheira.

sábado, 17 de junho de 2006

A AUSTRÁLIA Ó ...

AH! O TEMPO....

Para todos os comentaristas apocalipticos, desesperados com o futebol apresentado pelo Brasil no primeiro jogo, contra a Croácia, existe uma expressão BEM BAIANA:

RELAXE!
Jogar mal, ter dificuldade diante de um adversário credenciado (até porque ninguém chegou na Alemanha por convite, mas chegou jogando bola!), não é um "privilégio" do selecionado brasileiro. Acontece... tem dias que é melhor não entrar em campo... mas mesmo assim vencemos!
Nos últimos dias, vendo e ouvindo as resenhas e mesas redondas, o que eu mais via e ouvia era: "quero ver o Brasil contra Itália ou República Tcheca"... nas entre-linhas nesta afirmação dormiam duas inverdades, ou melhor, duas grandes bobagens. A primeira era que o grupo já estava definido e que Gana e EUA estavam apenas figurando diante dos maravilhosos tchecos e italianos. A outra bobagem era que o Brasil teria vencido porque foi contra a Croácia...
Pois bem... nos dois jogos da tarde de hoje todas essas bobagens foram reveladas com a vitória de Gana por 2x0 pra cima dos Tchecos e o empate por 1x1 entre EUA e Itália...

fotinha da EFE da vitória de Gana sobre os tchecos

O tempo mostrou que não se pode confiar apenas nas primeiras impressões... por isso não me desespero diante da situação atual... mesmo que o Brasil empate ou perca para a Austrália, ainda há o bendito tempo para corrigir tudo...
Se eu fosse técnico da Seleção Brasileira seria demitido no dia seguinte por pressão da imprensa, porque - baianando - minha resposta seria sempre:

RELAXE ...

Carybé

DIEGUITO BAIANANDO

Foto da AP... pescada diretamente do Diário Deportivo Olé

sexta-feira, 16 de junho de 2006

MARADONA BAIANANDO !!!

Tá na Joyce de hoje:
"Maradona fez a maior fé na Bahia, onde esteve recentemente. É que no jogo da Argentina contra a Sérvia e Montenegro, ele estava na arquibancada cheio de colares, fitinhas do Senhor do Bonfim e patuás. Assim é covardia..."
Eu não consegui ver nas imagens do Jornal Nacional ... mas avisem aos nossos correspondentes internacionais: essa foto dá primeira página!

FASHION CUP [1]

Verde, vermelho e amarelo. Verde e vermelho vá lá. Com ousadia e atitude dá prá usar. Vermelho e amarelo também pode, e verde e amarelo somos nós. Mas as três cores no mesmo conjunto? Bom, estamos vendo a Seleção de Angola.


Mas olha outra vez! Olha a meia que luxo! E que design! A delícia das curvas em vermelho marcando o limite da canela e abraçando o tornozelo, é coisa de grandes criadores. Não tenho a menor idéia do porquê do detalhe, mas é TOP da MODA COPA.

BECO SEM SAÍDA


No Uruguai, Cidade Baixa. Hoje, às 11h45.

quinta-feira, 15 de junho de 2006

NEPOTISMO

Calma, não se trata de uma denúncia, mas somente de uma feliz referência ao blog que Luiz Teles colocou no ar... AQUI: o Eu já Sabia traz as análises, observações e, é claro, os trocadilhos de um dos mais promissores jornalistas esportivos... por acaso, é meu irmão... hehehehe... morando com minha cunhada Lud, em Montreal, no Canadá, Luiz também tem o fotolog onde postou recentemente esta imagem e este comentário...

Jeitinho brasileiro
Que beleza de reputação que nós temos... Esta é a segunda matéria de capa do principal jornal de Montreal (The Gazette - 14/06/2006).

Seu Bito,
Dona Guilhermina vetou as suas sugestões de link para o colunista nacional Tutti Vasques. Ela pede prá eu relembrar o Senhor o título do espaço aqui: BAIANANDO NA COPA e disse que baianar o Senhor sabe bem o que é (Tutti é brilhante mas não conjuga o verbo baianar). Dona Guilhermina, na nossa primeira (e única) reunião de pauta, disse que o fundamental aqui, é ser - ou pensar que é - baiano. Sentir como um. Viver como um. Andar como um. Ter orgulho de ser um (mesmo com camisa rubro negra). Ou pelo menos escrever - e comentar - como um baiano (o Senhor também pode reler a definição de BAIANAR no blog mãe desse aqui. A Patroa acha o máximo aquela babaquice... fazer o quê cidadão?).
No caso do Seu Irmão, A PATROA diz que desta vez vai deixar ficar. Só desta vez (ela gostou do título que o Senhor botou. Ela gosta de verdades diretas). Dona Guilhermina falou, que se Seu Irmão quer fazer propaganda dele aqui, que ELE mesmo faça. Assim, ela diz que o Senhor pode e deve, em nome dela, convidar Seu Irmão para ser colaborador do BAIANANDO NA COPA - se ELE for de baianar, ca-la-ro. Já sabe: o texto tem de ser exclusivo mas aí ... ELE vai ter lugar garantido no template com direito a link para o próprio blog.

PALPITES DA PRIMEIRA RODADA

Parcial dos meus (BITO) palpites depois da primeira rodada...
foram 16 jogos
Acertei 12 resultados...
Cravei somente dois placares...
Errei 4 jogos...
Vamos ver na segunda rodada se melhora ou piora!

GRUPO A
Alemanha 2 - 0 Costa Rica - acertei o vencedor
Polônia 1 - 2 Equador - acertei o vencedor

GRUPO B
Inglaterra 2 - 1 Paraguai - acertei o vencedor
Trinidad e Tobago 0 - 3 Suécia - errei, foi empate

GRUPO C
Argentina 3 - 1 Costa do Marfim - acertei o vencedor
Sérvia e Montenegro 1 - 2 Holanda - acertei o vencedor

GRUPO D
México 1 - 0 Irã - acertei o vencedor
Angola 0 - 2 Portugal - acertei o vencedor

GRUPO E
Itália 2 - 0 Gana - acertei o vencedor e o resultado
Estados Unidos 0 - 0 República Tcheca - a Rep. Tcheca surpreendeu

GRUPO F
Austrália 0 - 2 Japão - Zico é um miserável! Errei feio!
Brasil 3 - 1 Croácia - - acertei o vencedor

GRUPO G
França 1 - 1 Suíça - acertei... foi empate
Coréia do Sul 2 - 1 Togo - acertei o vencedor e o resultado

GRUPO H
Espanha 0 - 1 Ucrânia - errei feio porque a Espanha foi impecável
Tunísia 1 - 1 Arábia Saudita - acertei o empate

FURO DO BAIANANDO !!!

Aí Seu Vitinho! Com o Edinilton o BAIANANDO deu FURO n'A Tarde on line. O post tá lá mais em baixo! Ôxente ... isso foi gol olímpico ! Graças a Dona Tássia, amiga de Seu Vitinho! Nossos 19 leitores estão encantados!

da série FOFOCANDO NO BAIANANDO

O nome do rapaz é Lucas Babin.

Ele vem a ser o ex da Raica - hoje Ronaldo Fenômeno. Como o mundo é uma aldeia, a ex do Ronaldo Fenômeno, Mireia Canalda, tem sido vista com o Lucas. Claro, são apenas bons amigos.

Mas meninas... que fenômeno hêim ?.?.?...

quarta-feira, 14 de junho de 2006

EPITÁCIO da vez...

Colaboração Regina de Sá
Novíssima versão da música-tema do Brasil

Devia ter me movimentado mais
ter corrido mais
ter feito ao menos um gol

Devia ter comido menos
badalado menos
senão pro banco eu vou

Parreira vai me proteger
enquanto eu jogar distraído
Parreira vai me proteger
enquanto eu andar tão caído

Devia ter me aplicado mais...

(Versão de "Epitáfio", dos Titãs, que Parreira escolheu como música-tema da seleção brasileira)

BAIANAR NA COPA É ...

EXCLUSIVÉRRIMO!

Ter time de terceira mas torcida de primeira...

Na porta do estádio de Berlim, Zé Gonzalez, correspondente do Lance! na Alemanha, fez essa fotinha e mandou pra mim... Em ordem de importância, da esquerda pra direita, os maiores mantos sagrados do futebol mundial... a camisa do Bahia e a camisa da Seleção Brasileira... aquele cara ali do lado de vermelho e preto veste um pano de chão qualquer...

Bito

BOLÃO DO BAIANANDO 2 BRA X AUS

Gente!
O BOLÃO DO BAIANANDO 1 foi um sucesso total, absoluto, interestadual, multinformático, plurigráfico e ... (tá bom é? tá.) a Direção agradece do fundo da tela, a participação de todos que abrilhantaram ainda mais esse primeiro evento do escrete brasileiro em terras estrangerias durante o maior certame do mundo envolvendo pelejas de ... (tá bom é? tá.) e já sei que pretende melhorar o prêmio. Ouvi na rádio corredor que pode rolar um convite pista para o próximo show do Calcinha Preta, ou quem sabe, um segurança exclusivo para o vencedor brincar um dia do Carnaval 2007 na Pipoca do Chiclete! É o máximo! Por enquanto é pizza. Da Companhia da Pizza. Grande. Sem refrigerante. Sem sobremesa. E é UMA SÓ! Agora é preciso dizer, além do placar, quem vai marcar gol(s). Isto posto, declaramos aberto o BOLÃO DO BAIANANDO 2.
_____________________________________

BDB 2 BRAXAUS ( é abreviação)

Regina de Sá - 3 BRAXAUS 1
Denis Rivera - 2 BRAXAUS 1 (Kaká, Ronaldinho)
Junior - 3 BRAXAUS 2 (Kaká, Ronaldo gordo, Ronaldinho)
Bito - 4 BRAXAUS O (Kaká, Ronaldo, Juninho Pernambucano e Juan)

_________________________________________

Seu Bito, o Senhor tinha colocado 4 Brasil X O Austrália. Vai manter? Seu Bito mantém ...

Junior, o estagiário

DONA GUILHERMINA DIZ:

"A PESSOA foi demitida justa causa. Foi vista na torcida brasileira ontem no estádio em Berlim dançando samba semi nua com um turbante de Carmen Miranda. A assinatura agora fica a critério de cada um. Confio. Pode assinar. Ou não. O salário é o mesmo e vai continuar assim".

GENTE, OLHA O EDINILTON BAIANANDO EM BERLIM...

by TÁSSIA Novaes
O baiano de Ilhéus Edinilton Oliveira Ferreira chamou atenção de toda a imprensa internacional que estava em frente ao Estádio Olímpico de Berlim quando decidiu se ajoelhar e implorar por um ingresso.
Não conseguiu, mas ganhou a atenção de todos que passavam.

por Vítor Rocha, Na Estrada da Copa

terça-feira, 13 de junho de 2006

1 GOL POR 700 EUROS

by TÁSSIA Novaes
Vítor Rocha* está em Berlim e manda informações quentíssimas sobre a estréia do Brasil na Alemanha.

Com ingressos esgotados, os cambistas fizeram farra na porta do estádio. Bem a moda brasileira. Uma cadeira atrás do gol (horas antes de começar o jogo) custava 300 euros. E o ingresso vip nada mais nada menos que 700 euros. Os milhares de torcedores que não têm o cobiçado "passaporte da felicidade" ficam do lado de fora mesmo. Espalhados nas ruas com muita cerveja e batucada. É a chamada Fans Fest. Tem até telão.

(*) Vitinho é mais um da trupe dos jornalistas-amigos. Nos últimos meses tem morado em Braga (Portugal), onde conclui a faculdade de jornalismo. É dos bons! Escreve que é uma beleza. Durante um bom tempo fomos parceiros de coberturas lance-a-lance no A Tarde On Line. Agora está Na Estrada da Copa com mais três amigos. De trailler, registrando cada passo da seleção. Só tem um defeito: torce pro Bahia.

VT

by BITO Caraciolo
Sintonia é tudo nessa vida. Enquanto Tássia fazia as fotos da redação do A Tarde, eu fazia fotos da redação do Lance!
Ela publicou as imagens dela "ao vivo", no calor da batalha contra os croatas... e eu não tive a mesma sorte. Agora apresento o VT para vocês... qualquer semelhança é mera coincidencia... ou melor, sintonia pura!



número 9


redação do Lance! em São Paulo - início do segundo tempo

BOLÃO DO BAIANANDO [1]

THE PIZZA GOES TO ... TÁSSIA NOVAES
ATENÇÃO: A Patroa avisa que já está aberto o BOLÃO DO BAIANANDO 2 com novas regras. Seguem a sugestão do Seu Bito. Vai ser preciso dizer quem vai fazer o(s) gol(s). Essa regra será usada no caso de empate com relação ao placar.
Junior, o estagiário

AO VIVO

by TÁSSIA Novaes

23' do 2º tempo



15' do 2º tempo
os que sobraram na redação

local: editoria de esportes (A Tarde)

BOLÃO 15h47

Tássia - Brasil 1 x0 Croácia
Junior - Brasil 1 X 1 Croácia
Kleyzer Seixas - Brasil 1 x 1 Croácia
Rosana Zucolo - Brasil 2 X 0 Croácia
Juliana (Lance!) - Brasil 2x0 Croácia
Denis - Brasil 2 X 1 Croácia
Melina Guterres - Brasil 2 X 1 Croácia
Perdigão (Lancenet!) - Brasil 2x1 Croácia
Paulo Mouta - Brasil 2X1 Croácia (Gols de Kaká e Juninho Pernambucano)
Daniel - Brasil 2 X 2 Croácia
Luiz Nicéas - Brasil 3 X 0 Croácia
Xando P. - Brasil 3 x o Croácia
Gustavo Feijão - Brasil 3 X 0 Croácia
Bito - Brasil 3 X 1 Croácia
Re Villela - Brasil 3 X 1 Croácia
Suely Temporal - Brasil 4 x 0 Croácia
Márcia Villermor - Brasil 4 X 0 Croácia
Herbem Gramacho- Brasil 4 x 1 Croácia
Clara Lepikson - Brasil 5 X 1 Croácia
A Patroa - Brasil 0 X 1 Croácia

ATENÇÃO TODOS
Atenção Júnior, dona Kleyzer só quer apostar que nem você. O Xando também apostou igual ao Luiz Nicéas. E ai, como vai ser? Conversa com a Patroa antes que dê confusão...
A Patroa diz que desta vez, se mais de um apostador acertar, o BAIANANDO paga uma pizza para cada acertador - como incentivo. Só dessa vez.

ESTERIÓTIPO

by BITO Caraciolo
Saiu no Lance hoje, coisa que Fátima Bernardes falou para o Dida, numa entrevista no Jornal Nacional:

"Não é possível que exista um baiano que não saiba batucar..."

É triste como ainda vêem os baianos como batuqueiros e macumbeiros. Sei que não foi maldade... mas ai lembro da propaganda: "onde você esconde o seu racismo?"
É triste...

BOLÃO DO BAIANANDO - 15h40

Bito - Brasil 3 X 1 Croácia
Denis - Brasil 2 X 1 Croácia
Junior - Brasil 1 X 1 Croácia
Tássia - Brasil 1 x0 Croácia
Luiz Nicéas - Brasil 3 X 0 Croácia
Daniel - Brasil 2 X 2 Croácia
Rosana Zucolo - Brasil 2 X 0 Croácia
Melina Guterrez - Brasil 2 X 1 Croácia
Suely Temporal - Brasil 4 x 0 Croácia
Xando P. - Brasil 3 x o Croácia
Herbem Gramacho- Brasil 4 x 1 Croácia
Kleyzer Seixas - Brasil 1 x 1 Croácia
Clara Lepikson - Brasil 5 X 1 Croácia
Gustavo Feijão - Brasil 3 X 0 Croácia
Re Villela - Brasil 3 X 1 Croácia
Márcia Villermor - Brasil 4 X 0 Croácia
A Patroa - Brasil 1 X 1 Croácia
Paulo Mouta - Brasil 2X1 Croácia (Gols de Kaká e Juninho Pernambucano)
Juliana (Lance!) - Brasil 2x0 Croácia
Perdigão (Lancenet!) - Brasil 2x1 Croácia

Atenção
Júnior, dona Kleyzer só quer apostar que nem você. O Xando também apostou igual ao Luiz Nicéas. E ai, como vai ser? Conversa com a Patroa antes que dê confusão...
A Patroa diz que desta vez, se mais de um apostador acertar, o BAIANANDO paga uma pizza para cada acertador - como incentivo. Só dessa vez.

PROFECIA

by TÁSSIA Novaes
Reza a lenda que em 12 horas o Brasil vai parar (É gente! Doze horas. Dona Tássia dorme tarde). Ruas estarão vazias. Todos diante das TVs, é claro. Não só os brasileiros, mas gente do mundo inteiro. Uma turma de butuca. Estima-se que 3,5 bilhões de televisores estarão ligados na transmissão do jogo Brasil x Croácia - dados da Fifa.

Salvador não fica pra trás. Nem tente sair de casa à toa. Junte-se com amigos, bandeirinha em punho, cerveja pra dentro e pronto. Shoppings estarão fechados, alunos serão liberados uma hora antes do jogo. Nas repartições públicas nada de funcionários. Os supermercados abrem e os ônibus não param. Quem tiver que pagar contas que seja até às 14h30. Envio de cartas pelo correio também. No Rio Vermelho vai ter pizza com telão. Será na Cia da Pizza - aquela da oferta do bolão. Depois do jogo - tomara que seja festa (!!!) - tem o som de Lampirônicos. No Pelourinho, tem som com músicos do Olodum que não foram pra Alemanha a convite da Fifa. Na academia Working Sport também TV grandona. E como futebol é coisa pra maluco, os coleguinhas do Juliano Moreira, lá em Narandiba, também acompanham a transmissão ao vivo do jogão.

Espero que ninguém tenha furado os balões que preguei na redação. Vou ver de lá o jogo. Aposto que vai ter bagunça e discussão por causa do bolão. Hoje já tinha gente de corneta. Tinha gente com a camisa da Holanda também. Vai entender... Só faço um apelo: o zoológico vai estar aberto. Tranquem a zebra!!!

DIGA AÍ ...

Se o Capitão Cafu for ... (não quero nem pensar) digamos ... afastado (sic) da seleção ... quem vai erguer a Taça do HEXA?

NÃO VALE PIZZA !!!

RONALDO (o fenômeno) - Brasil 3 X 1 Croácia (gols Kaká, Roberto Carlos e Ronaldo)
ROBERTO CARLOS - Brasil 3 X 0 Croácia (gols Kaká, Roberto Carlos e Ronaldo)
KAKÁ - Brasil 2 X 0 Croácia (gols Kaká e Roberto Carlos)

Ronaldo disse: "talvez não tenha ainda os 90 minutos pra jogar, aí, com o decorrer da competição vou adquirir". Também disse que se estiver cansado, vai pedir prá sair. (fonte: Jornal da Globo)

DOIDAS PELO BRASIL

by TÁSSIA Novaes
A seleção brasileira faz sucesso até mesmo no Afeganistão. E não é entre os homens. As fãs do quadrado mágico são as mulheres - principalmente as que jogam na seleção afegã. Futebol não é o esporte nº 1 do país, perde para corrida de camelos, mas tem time feminino na área sim.

As mulheres nunca estão em boa posição quando nascem por lá. Até cinco anos atrás só saiam de casa acompanhadas. Com o fim do Talebã podem ir à escola, ao trabalho e aos gramados de futebol. Hoje já são 250 mulheres registradas na Federação Afegã de Futebol. Uma vitória diária de pessoas que não são protegidas pelo sistema judiciário.

Sofrem por enfrentar a desaprovação da conservadora sociedade islâmica e o desestímulo das famílias.
Pois é. É muito difícil uma garota jogar futebol no Afeganistão. Mas elas resistem e para ganhar forças se inspiram nos brasileiros.

segunda-feira, 12 de junho de 2006

BOLÃO DO BAIANANDO

Bito - Brasil 3 X 1 Croácia
Denis - Brasil 2 X 1 Croácia
Junior - Brasil 1 X 1 Croácia
Tássia - Brasil 1 x0 Croácia
Luiz Nicéas - Brasil 3 X 0 Croácia
Daniel - Brasil 2 X 2 Croácia
Rosana Zucolo - Brasil 2 X 0 Croácia
Melina Guterrez - Brasil 2 X 1 Croácia

BAIANAR NA COPA É...

by BITO Caraciolo
... refletir sobre as nossas prioridades e não esquecer, nunca, dos problemas do nosso país...

Dica pescada do blog de Tassinha.

ACESSEM -> http://www.laboratoriodedesenhos.com.br/corrente_page.htm

Dona Tassia, estou mandando novamente o convite para a Senhora escrever direto aqui. Para o seu hot mail. Se a senhora não receber novamente, avise por favor. De qualquer forma, a senhora já consta como participante no "definições" do blog mas ... vamos tentar outra vez. Junior, o estagiário.

domingo, 11 de junho de 2006

BOLÃO DO BAIANANDO

Só para os jogos do Brasil. Regra: quer acertar mais, quem chegar mais perto dos resultados, ganha uma pizza grande ofertada pelo BAIANANDO, entregue em casa, sabores a escolher, da Companhia da Pizza (vamos prestigiar a mamãe Hewelin). Sem direito a refrigenta nem sobremesa. Os apostadores de fora do estado da Bahia, receberão um VALE PIZZA pelo correio. Claro que só vale para quem divulgar o palpite antes do início do primeiro jogo do BRASIL (4 da tarde de terça-feira). Vamos convocar os amigos para o bolão. A gente pega o palpite e bota nos comentários ou posta. Por enquanto temos:
Bito - Brasil 3 X 1 Croácia
Denis - Brasil 2 X 1 Croácia
Junior - Brasil 1 X 1 Croácia

COMEÇO DO FIM

by BITO Caraciolo
Parece trágico, mas não é não. O título deste pequeno post é para marcar bem mais um fato histórico ligado à Copa do Mundo. (pauta pescada durante um forró aqui em São Paulo... valeu Renata e Anna K.)

na foto, Savo Milosevic, capitão de Sérvia e Montenegro

Daqui a pouco, às 10 da manhã (de Brasília), a Seleção de Sérvia e Montenegro enfrenta a Holanda pela primeira rodada do grupo B da Copa. Sérvios e montenegrinos, nesta Copa, entram juntos pela última vez numa competição internacional... a partir do dia 9 de julho, Sérvia e Montenegro não será uma seleção, mas duas.
Num plebiscito realizado no dia 21 de maio de 2006, 55% da população montenegrina decidiu pela independencia da nação. Com isso, no dia 3 de junho, o parlamento reconheceu este desejo e pois fim de uma vez ao que restava da antiga Iugoslávia.
O que era um país-chave da Europa, transformou-se agora num grupo de 6 países, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, e Montenegro, além, claro de Kosovo, que não é um país, mas está sob protetorado da ONU (acho que é isso, vou apurar! eheh).
Geopolítica a parte, o interessante disto tudo é que, mesmo independentes, sérvios e montenegrinos ainda vibrarão juntos, torcerão juntos e comemorarão juntos nesta Copa. Não importa se a maioria os quer separados... no futebol, juntos eles farão a diferença.

Torço para que a seleção de Sérvia e Montenegro faça um bom papel nesta Copa (mesmo contrariando as minhas apostas no Bolão) e que o fim da história deste país seja feliz e, assim, seja também um bom começo para os países que nascem...

NÃO TEM PREÇO!!!!!!!!!!!!!!!!
maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaas... segundo informou o Terra alguns dias atrás...

"Alguns jogadores da equipe já manifestaram a vontade de não escutar o hino nacional antes dos jogos do Mundial. "Espero que o hino não seja tocado, porque isso significaria pelo menos 15 minutos de uma sensação ruim para nós", disse o capitão da equipe, Savo Milosevic. Durante o último amistoso da seleção, contra o Uruguai, os organizadores concordaram em não tocar o hino."

sábado, 10 de junho de 2006

MEU PAI E A COPA

Sinto saudades do meu pai. É a primeira Copa do Mundo sem ele. A gente viu junto o Brasil 70. Na verdade vimos mais juntos. Vimos o Santos do Pelé na Vila Belmiro dezenas e dezenas de vezes, inclusive no jogo histórico em que o Pelé bateu o recorde de gols numa única partida. Mas meu ídolo era o goleiro Gilmar. Aquele que abraça o Pelé na famosa foto de 58.


Meu pai infartou a primeira vez em 78 e ficou proibido de assistir jogos de futebol. Na Copa? Magina ... Como? Resultado é que em casa a gente ficava com um olho na TV vendo o jogo e outro olho nele, vendo se ele infartava (não, e ele não morreu do coração). Mas o caso é que ele tinha um jeito muito estranho de torcer pelo Brasil. Era só começar a Copa e ele ficava falando:
- Tomara que o Brasil perca logo.
- Mas pai ...
- Vem embora e pronto! Acaba!
Minha mãe Marina, acostumadésima com o Espanhol Malcriado – apelido do Seu Luciano – nem se abalava. Meu irmão ficava louco.
- PÔRRA PAI! FICA TORCENDO CONTRA !
e ele continuava, entre os dentes, meio resmungando:
- Melhor perder logo na primeira do que perder no fim.
- Qual é pai! Vai dar Brasil! Só tem Brasil! O Brasil isso ... o Brasil aquilo ... a Argentina isso ... a Itália aquilo ... .
e ficavam horas os dois discutindo (os dois de Touro) sobre perder quando ganhar todas.
Sim, meu pai viu o Dunga levantar o Tetra e viu o Cafu levantar o Penta. Mas viu Zidane jogar. Viu carossel holandês. Viu 86 Sócrates e Zico perderem pênaltis. Viu 78. 74. Viu nosso único goleiro negro até agora ser titular. É! Meu pai viu Barbosa morrer entre as traves num Maracanã que ficou mudo, afundado naquela final zero a um.
Então, quando meu pai dizia “tomara que o Brasil perca logo...” eu não falava nada. Primeiro porque não tinha competência pra engrenar a discussão futebolística, mas principalmente porque – mesmo contra a minha vontade – eu concordava com ele.

Nesta Copa, este ano, a gente tem novamente um time de sonhos. O medo bate e é como se meu pai estive aqui do lado dizendo : “tomara que o Brasil ... “ e bato na madeira três vezes.

É! Mas isso não passava batido não! A vingança suprema era o Brasil Campeão! CA-LA-RO! Todo mundo tirava uma com o velho Luciano. Um deboche que durava quatro anos com variações sobre o mesmo tema:
- Ué? O Senhor não torceu prô Brasil perder logo?
Meu pai inclinava um pouco a cabeça pro lado enquanto dava de ombros, fechava os lindíssimos olhos azuis e sorria feliz feliz - com o coração renovado - sem dizer nada.

Começou outra Copa.
Tomara que o Cafu levante o Hexa.

SALDO POSITIVO!!!!!!

até agora, com dois dias de Copa, meu saldo no bolão é positivo... não é perfeito porque não cravei os resultados... mas errei apenas um vencedor...

Pra quem não viu:

Alemanha 4x2 Costa Rica --> acertei a Alemanha e a diferença de 2 gols
Equador 2x0 Polônia --> acertei o Equador e errei a diferença de gols
Inglaterra 1x0 Paraguai --> acertei a Inglaterra e a diferença de 1 gol
Suécia 0x0 Trinidad --> errei feio. Coloquei 3x0 para a Suécia
Argentina 2x1 Costa do Marfim --> acertei a Argentina, mas coloquei 3x1... quase!

AMANHÃ TEM MAIS!!!!!!!!

MEU BOLÃO

by BITO Caraciolo
As chances que tenho de acertar esses palpites são mínimas... mas fiz no impulso, pouco antes de começar Alemanha e Costa Rica... vamos ver no que dá!

PRIMEIRA FASE

GRUPO A

Alemanha 2 - 0 Costa Rica
Polônia 1 - 2 Equador
Alemanha 1 - 0 Polônia
Equador 1 - 0 Costa Rica
Costa Rica 2 - 2 Polônia
Equador 1 - 2 Alemanha

GRUPO B

Inglaterra 2 - 1 Paraguai
Trinidad e Tobago 0 - 3 Suécia
Inglaterra 2 - 0 Trinidad e Tobago
Suécia 1 - 2 Paraguai
Paraguai 4 - 1 Trinidad e Tobago
Suécia 2 - 2 Inglaterra

GRUPO C

Argentina 3 - 1 Costa do Marfim
Sérvia e Montenegro 1 - 2 Holanda
Argentina 2 - 0 Sérvia e Montenegro
Holanda 0 - 1 Costa do Marfim
Costa do Marfim 2 - 1 Sérvia e Montenegro
Holanda 0 - 1 Argentina

GRUPO D

México 1 - 0 Irã
Angola 0 - 2 Portugal
México 1 - 1 Angola
Portugal 3 - 2 Irã
Irã 0 - 1 Angola
Portugal 1 - 0 México

GRUPO E

Itália 2 - 0 Gana
Estados Unidos 0 - 0 República Tcheca
Itália 1 - 0 Estados Unidos
República Tcheca 2 - 1 Gana
Gana 1 - 0 Estados Unidos
República Tcheca 1 - 1 Itália

GRUPO F

Austrália 0 - 2 Japão
Brasil 3 - 1 Croácia
Brasil 4 - 0 Austrália
Japão 1 - 1 Croácia
Croácia 1 - 0 Austrália
Japão 1 - 2 Brasil

GRUPO G

França 1 - 1 Suíça
Coréia do Sul 2 - 1 Togo
França 3 - 0 Coréia do Sul
Togo 0 - 1 Suíça
Suíça 1 - 0 Coréia do Sul
Togo 0 - 2 França

GRUPO H

Espanha 0 - 1 Ucrânia
Tunísia 1 - 1 Arábia Saudita
Espanha 3 - 2 Tunísia
Arábia Saudita 0 - 1 Ucrânia
Ucrânia 2 - 0 Tunísia
Arábia Saudita 0 - 1 Espanha

OITAVAS

Alemanha 1-0 Paraguai
Argentina 2-1 México
Inglaterra 1 - 1 Equador
Portugal 1 - 0 Costa do Marfim
Itália 2 - 1 Japão
França 2 - 2 Espanha
Brasil 2 - 0 República Tcheca
Ucrânia 2 - 1 Suíça

QUARTAS

Alemanha 2 - 3 Argentina
Itália 1 - 0 Espanha
Inglaterra 0 - 1 Portugal
Brasil 2 - 1 Ucrânia

SEMI

Argentina 1 - 0 Itália
Portugal 0 - 2 Brasil

TERCEIRO

Itália 1 - 2 Portugal

FINAL

Argentina 1 - 3 Brasil

BRASIL CAMPEÃO!!!!!

sexta-feira, 9 de junho de 2006

ÁFRICA - DE NOVO ...

por KOFI ANNAN

VOCÊ PODE ESTAR se perguntando por que o secretário-geral das Nações Unidas está escrevendo sobre futebol. Mas a Copa do Mundo faz com que nós, nas Nações Unidas, morramos de inveja. Como o único jogo realmente global, praticado em todos os países, por todas as raças e religiões, é um dos poucos fenômenos tão universais quanto as Nações Unidas. Podemos até dizer que é ainda mais universal. A Fifa tem 207 membros. Nós temos 191.

Na Copa do Mundo, os países participam em termos equitativos. Duas qualidades importam nesse jogo: talento e trabalho em equipe Mas existem outros motivos de inveja.
Primeiro, a Copa do Mundo é um evento no qual todos conhecem seus times e o que eles fizeram pra chegar até lá.Todo mundo sabe quem fez um gol e como e quando ele foi feito, conhece quem perdeu a oportunidade de fazê-lo e lembra quem conseguiu evitar um gol de pênalti. Gostaria que tivéssemos mais competições desse tipo na família das nações. Países competindo pela melhor posição na escala de respeito aos direitos humanos, um tentando superar o outro nas taxas de sobrevivência infantil ou de ingresso no ensino médio. Estados fazendo performances para o mundo todo assistir. Governos sendo parabenizados pelas ações que levaram àquele resultado.
Segundo, a Copa do Mundo é um evento sobre o qual todo o planeta adora conversar. Discutir sobre o que seu time fez de certo e o que podia ter sido feito diferente, sem mencionar o que o time adversário fez ou deixou de fazer. Pessoas sentadas em cafés em qualquer lugar, de Buenos Aires a Pequim, debatem intensamente os melhores momentos dos jogos, revelam umprofundo conhecimento não só dos seus times, mas dos de outros países e falam no assunto tanto com clareza quanto com paixão. Normalmente, adolescentes calados tornam-se, de repente, eloqüentes, confiantes e incríveis especialistas em análise. Eu gostaria que tivéssemos mais desse tipo de conversa mundo afora. Cidadãos engajados na discussão de como seu país poderia ter melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento Humano, na redução de emissões de carbono ou de novas infecções de HIV.
Terceiro, a Copa do Mundo é um evento que acontece num campo igualitário, onde todos os países têm a chance de participar em termos equitativos. Somente duas qualidades importam nesse jogo: talento e trabalho em equipe. Eu gostaria que tivéssemos mais dessa homogeneidade na arena global. Negociações livres e justas, sem a interferência de subsídios, barreiras ou tarifas. Todos os países tendo chances reais de desenvolver seus pontos fortes no palco mundial. Quarto, a Copa do Mundo é um evento que ilustra bem os benefícios da interação entre pessoas e países. Cada vez mais seleções nacionais contratam técnicos de outros países, que trazem novas formas de se pensar e jogar. O mesmo vale para os jogadores das mais diversas nacionalidades que, entre as Copas do Mundo, representam clubes em países distantes dos seus. Eles trazem novos atributos para seus novos times, crescem com a experiência e são capazes de contribuir ainda mais para seu país quando a ele retornam. No processo, eles muitas vezes se tornam heróis nos países estrangeiros, ajudando a abrir corações e mentes fechadas. Eu gostaria que fosse igualmente simples para todos enxergarem que a migração humana em geral pode criar ganhos triplos: para migrantes, para seus países de origem e para as sociedades que os recebem. Esses migrantes não só constroem uma vida melhor para si mesmos e para suas famílias, mas também são agentes de desenvolvimento econômico, social e cultural nos países em que vão trabalhar e em seus Estados nativos. Quando retornam, inspiram os que ficaram com suas novas idéias e seus novos conhecimentos.
Para qualquer país, jogar na Copa do Mundo é uma questão de profundo orgulho nacional. Para países classificados pela primeira vez, como Gana, onde nasci, é uma questão de honra. Para aqueles que estão participando após anos de dificuldades, como Angola, promove uma renovação do espírito nacional. E para aqueles que estão divididos por conflitos, como a Costa do Marfim -cujo time na Copa é um único e poderoso símbolo de unidade nacional- inspira a esperança no renascimento nacional. Mas talvez o que nós mais invejamos na ONU é que a Copa do Mundo é um evento no qual vemos realmente os gols serem alcançados. E não estou falando somente dos gols que um país marca. Também estou me referindo ao gol mais importante de todos: estar representado lá, fazendo parte da família das nações e celebrando a humanidade comum a todos.
Vou tentar lembrar disso quando Gana jogar contra a Itália no dia 12 de junho. Mas claro, não posso prometer que vou ter sucesso.


KOFI ANNAN , 68, economista ganês, é secretário-geral da ONU (Organizaçãodas Nações Unidas)

O ESPÍRITO DA COPA, OU A DIFERENÇA ENTRE BRASIL E ANGOLA

by BITO Caraciolo

Pierre Verger, o francês mais baiano que já pode existir, conseguiu, em diversas imagens (e que imagens!!!) mostrar como são parecidos os povos de lá e os povos de cá. Mostrou o quanto temos dos nossos irmãos africanos (nossos mesmo, também sou preto, porque não?!).

Mas obviamente não fez parte do foco da pesquisa de Verger notar uma diferença importante com relação ao futebol. Estamos, aqui no Brasil, mil anos na frente deles. Enquanto vamos rumo ao hexa, os angolanos estão para debutar numa das maiores festas do esporte mundial. Mas a diferença não é só ai.

Conversando com um amigo jornalista que mora em Angola, perguntei para ele como é que está o clima para a Copa do Mundo em Luanda. E o que ele respondeu? "Igualzinho como no Brasil". Não fiquei satisfeito. Impossível que o clima fosse o mesmo. Insisti na investigação para achar uma pista... e ele então continuou dizendo que " o pessoal está muito animado, mas todo mundo é realista, mas se ganharem de Portugal o país vai virar uma farra só".

E ele ainda disse mais: "Na saída dos jogadores já foi uma festa que a cidade parou. Nos dias dos amistosos o povo parava pra ver o jogo mas sabem que não têm a menor chance, que estão lá meio que por obra da sorte, mas mesmo assim fazem festa... isso é show!".

Para os angolanos, pela primeira vez na Copa, estar lá já é uma vitória, já é uma conquista e tanto. Isso já é motivo de alegria. Se ganharem um jogo, se marcarem um gol, o coração de cada um na grande e pobre feira de Roque Santeiro vai saltar pela boca.

E foi isso que perdemos. Vencer o primeiro jogo, vencer o segundo jogo, classificar-se para as oitavas, chegar nas quartas, ser semifinalista, nada disso nos comove mais. A única coisa que interessa é o título. Se for campeão, é carnaval, é festa. Se perder para Portugal nas quartas-de-final vai ser a maior tragédia da história do futebol. Isso está certo?!

Acho que é aqui que se deve praticar a velha e batida frase: "o importante é competir". E é mesmo. Por isso torço tanto pelos africanos, pelos asiáticos... ainda mais pelos africanos. Costa do Marfim, Togo, Gana, Angola e Tunísia estão no mesmo barco... no barco daqueles que não foram para a Copa para "fazer número", mas que só por estarem na Alemanha já fizeram história...
e o Brasil? Só fará história se chegar ao sexto título... uma pena.

quinta-feira, 8 de junho de 2006

"FECHAM-SE AS CORTINAS ..."

by BITO CaracioloMorreu nesta madrugada, aos 77 anos, Fiori Gigliotti, um dos locutores esportivos mais famosos do Brasil. Fiori foi o tipo do cara que marca época, que faz escola. Muitos, mas muitos mesmo, dos locutores esportivos em atividade hoje se miraram em Fiori. Milton Neves, em seu site oficial, disse que quando era pequeno, "o banheiro da casa da minha tia era o estúdio. Ali narrava jogos e gritava gols, imitando o meu ídolo Fiori Gigliotti".

Eu tive o prazer de conversar com Fiori por 10 minutos. Foi há duas semanas, quando pedi para ele escrever uma coluna para o Lance durante a Copa do Mundo. Conversamos sobre a coluna, sobre qual a temática e depois ele me perguntou de onde eu era (novidade!), disse que foi por causa do sotaque. Falei que tinha vindo de Salvador e que queria vencer em São Paulo e Fiori me disse:

- Boa sorte, jovem... bom trabalho ai para você.

O bordão mais conhecido de Fiori ficou marcado também nas locuções de João Canabrava, personagem de Tom Cavalcanti... "ABREM-SE AS CORTINAS E COMEÇA O ESPETÁCULO..."

Hoje, as cortinas de Fiori na Terra se fecham, mas o espetáculo continua porque, ao contrário do que muita gente pensa, o brasileiro tem memória!!!!

Vai com Deus, Fiori!

REVERÊNCIA

A reverência é minha por ele - mas a alegria de Mandela é igualzinha a nossa pela Taça ...